quinta-feira, setembro 01, 2005

Cabeça de aluguel

O livro de Edgard Morin quase não fecha mais. Está recheado de pedaços de papel com algumas idéias que tive, mas que ainda não pensei sobre elas. Por exemplo: sobre o Google Earth (vá antes que acabe!); sobre as variedades de branco que somos capazes de enxergar; sobre os conselhos que nos deixam sem saída; sobre o semipresidencialismo francês, o voto negativo, o dia mundial do pulo e por aí vai. Mas tão cedo não vou poder deitar na rede, com um copo de suco de manga na mão e ali me deixar ficar, só embalando os pensamentos, até vir a vontade de pensar. Aí sentar em frente ao computador e espancar o teclado. Hoje e nos próximos dias, pressinto, estarei atolada de trabalho até o pescoço.

Mas aí, vejam só, alguém está pensando comigo. Hoje meu pai me enviou um texto com algumas idéias que passaram pela sua cabeça, depois que ele navegou por aqui. Eu acho que ele tem mais é que criar o blog dele, porque ele pensa muito e pensa muito bem, diferente da filha, que, na maior parte do tempo, é só cara de pau. Mas hoje, como a minha mente está quieta e prefiro ficar calada, resolvi dar uma colher de chá para ele e também para quem passa por aqui. Vou postar o texto que ele me enviou. Acho que ele vai ficar com água na boca e vai se animar a construir o seu próprio blog. Aí pai, se quiser, eu e o Dani passamos aí no sábado para dar o suporte técnico.

Tem mais, como bem convém, não concordo com todas as idéias sobre as quais ele pensou, mas vou discordar no comments.

Bjim

Marketing Político Moderno
por Roberto Duarte

Não sou diferente de ninguém. Por isso estou fazendo a vigília das CPIs e bancando o velho " Repórter Esso " : sou uma testemunha ocular da história como dizia o seu slogan. "Tôpensando" um monte de coisas e cheguei à conclusão de que a razão de tudo o que está acontecendo é que os partidos políticos no Brasil não têm líder ou, pelo menos, não têm mais líderes competentes, responsáveis, éticos, como antigamente.

Repare nos filmetes usados pelos partidos no horário de propaganda gratuita na TV. No passado, o garoto-propaganda do partido era o seu líder. Por absoluta falta de líder, o que está acontecendo? Criaram o "defunto-propaganda".É até engraçado. O defunto-propaganda do PDT por exemplo é o Brizola. Usam um retrato dele como fundo, enquanto repetem trechos de seus discursos. Mostram o velho caudilho cantando o Hino da Independência ("Brava gente brasileira, longe vá temor servil...") e têm o desplante de afirmar convictamente que BRIZOLA NÃO MORREU!!! Estão enganados. Morreu sim. Eu ouvi a notícia e, mais que isto, vi na Globo o seu enterro em São Borja - se não me engano.

Não satisfeitos, de vez em quando mostram um retrato de outro defunto-propaganda: Getúlio Vargas - afirmando que são os legítimos continuadores de suas políticas trabalhistas... Mas, aí entram em choque com o PTB.Aliás, isto não é novidade. O PDT é uma dissidência do PTB, partido criado pelo Getúlio e herdado pela neta dele, Ivete Vargas. Como Brizola não conseguiu se apossar da legenda, fundou o PDT. E o PTB faz questão de dizer: "Esse defunto-propaganda é meu" ... e tome retrato de Getúlio e trecho de seus discursos...

O PMDB não tem um defunto-propaganda explícito. Ele é subliminar. Seu nome não é falado em momento algum, mas sua imagem está lá, nosso velho Ulysses Guimarães se empenhando na aprovação da Constituição. A foto é eloqüente e dá a entender que votar no PMDB é votar em candidatos do naipe do Ulysses. Mas, aí entram os ministros pemedebistas, Helio Costa e Saraiva Felipe... Pelo amor de Deus!... A diferença é tão grande que dá pena mas explica o porque de terem ido buscar nos arquivos a foto do Ulysses.

O PSDB não tem defunto-propaganda. Mas, o seu garoto-propaganda é o nosso velho FH, enfastiado da política, após oito anos na Presidência. Ele é hoje o presidente do PDD -Partido do Deixa Disso. Quando seus correligionários falam em pedir o impechement do Lula, ele desaconselha: "Deixa disso, gente. Deixa o Lula lá!... Ele não tá fazendo nada..." - alfineta. É o próprio aposentado-propaganda. O que ele quer mesmo é tocar o seu Instituto e fazer umas palestras por aí cobrando uma nota. Tá certo ou tá errado?

Eu, no seu lugar, faria a mesma coisa.

E o PT hein? Está na praça há 25 anos e até hoje não arrumou um líder que merecesse o respeito, quanto mais um líder que, depois de consagrado, tivesse morrido - ou será que ele morreu mas ninguém notou? Afinal, tudo dá entender que o homem está em fase terminal: não enxerga, não houve, faz discursos meio loucos... Sem líderes mortos ou vivos, o PT está mais perdido do que cego em tiroteio. Então o jeito é usar o Lula mesmo que, quando nada, é o Presidente da República até o momento.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pois então, fiquei pensando se o Fernando Henrique Cardoso está mesmo assim tão desinteressado da política, como o senhor está supondo. Acho que não. Acho que ele está bem assanhado. Tá pensando que é D. Sebastião. Que estamos todos a sua espera para nos salvar desta anarquia. Tem dado entrevistas a torto e à direita. Acho que passa na cabeça dele até a possíbilidade de se candidator a um retorno à Alvorada. É doido, hem?

Anônimo disse...

Mais uma, a Ruth estava lembrando que se o PT ainda não tem um patrono do além, o Lula já escolheu o seu: é JK, esqueceu?