sexta-feira, setembro 09, 2005

Os in e os vel do dicionário

Nos pesadelos da noite passada, ouvi uma voz. Vinha de não sei onde. Ela estava lá, em algum lugar, resmungando, rosnando, às vezes choramingando, às vezes, parece, gargalhando. Depois, pronunciou em voz clara, grave, plenamente audível: eu não vim para explicar, eu vim para confundir!

Fiquei pensando nessas palavras, tentando entender o que é que elas queriam dizer. Aí fui passar os olhos nos jornais de ontem, porque ainda não tinha tido tempo para ler e não quero perder nem um capítulo nessa história. E estava lá: tabela do imposto de renda vai mudar. Alíquota de 27,5% cai para 25%. A Folha fez até uma arte bonitinha, com setas apontando para um lado, para o outro, quadro, simulações, gráficos coloridos e tudo mais. Aí é que não entendi nada mesmo, mas comecei a desconfiar que já entendia o meu pesadelo.

É que no final da tarde de ontem mesmo, ouvi na CBN, na Globonews, na porta do Colégio Santo Antônio, que não havia nenhuma mudança na tabela do Imposto de Renda. Continuamos a ter o Estado como sócio majoritário nos ganhos com a venda da nossa força de trabalho. Quem manda termos um produto bom como esse, que ainda tem grande aceitação no mercado! Já os produtos industriais, perfumes, caviar, aço inoxidável, bom.... Se bem que, estou tentando lembrar aqui, mas acho que nossa alíquota é equivalente à dos cigarros. Será que fazemos mal também?

Bom, parece que essa história toda é uma grande confusão. Em bom portunhol: caramba, compañeros, pienso que zapateamos na pelota!

Óisó, o Cláudio falou que não foi o governo que se enganou. Esse governo é que é um engano. Não vou polemizar, né? O que eu sei é que esse episódio é alguma coisa impensável, inescrevível, inacreditável, inaceitável, inabordável, imperdoável, inarrável, incaptável, ininteligível, incompreensível, incognoscível, incogitável, inconcebível, indeslindável e outros ins e outros vel que tiverem no dicionário.

Vou rever a série de Mazaropi neste final de semana para esquecer.

Desse jeito não dá para continuar pensando....

Já vou, mas volto a qualquer hora.

Nenhum comentário: