quarta-feira, novembro 02, 2005

Universo paralelo

george busch vem aí! Larálaralálará! Nem vou falar nada, porque depois vão dizer que é implicância. De mais a mais, aprendi com minha mãe que, na casa da gente, até inimigo deve ser bem tratado, pra não ter o que falar. Então, me rendo. Mas, se vacilarem, vou enfeitar a bandeja de canapés com uma cópia reduzida do Protocolo de Kioto. Não custa, né?

Enquanto isso, vou me teletransportar para o universo paralelo, onde estão os portadores da não-existência. Vou evitar tentações. Vou me juntar aos 5 mil delegados de 600 organizações não-governamentais, que se materializaram em Mar del Plata, para realizar a 3ª Cúpula dos Povos. É muita gente, hem? Apesar de barulhentos, essa turma continua, lamentavelmente, invisível aos olhos daqueles que estão do outro lado do portal, no comando da nave terra.

Mas vou para Mar del Plata só para ouvir Sílvio Rodrigues, um cantor cubano que tem a voz mais bonita que já ouvi na minha vida. Tenho uma gravação dele interpretando a canção Mi Unicórnio, que é chocante. Não deve ser difícil de ouví-la por aí, na rede. É também a canção com uma das melodias mais lindas que já ouvi. Hoje estou exagerando, hem? Mas é uma avaliação sincera. Não tenho culpa se não ouvi tantas outras canções assim que pudessem se igualar a Mi Unicórnio. (Fui ouvir a tal gravação e a voz do Sílvio Rodrigues é muito bonita mesmo, mas a mais bonita pra valer é a do Pablo Milanez. Acho que tenho uma gravação com ele também. Vou procurar. Foi mal, hem...)

Um dia, tivemos a graça de ouvir, ao vivo e a cores, essa mesma música, interpretada por dois outros cubanos, os nestores, e foi o paraíso. Um no piano e o outro só na voz. Era inacreditável. Ninguém piscava. Quando terminaram, ficamos olhando uns para os outros, como que esperando que alguma coisa mágica fosse acontecer. Sei lá, baixar um anjo na sala, soprar uma brisa iluminada, varrendo os maus sentimentos, qualquer coisa. Não aconteceu nada disso. Mas ninguém, dos que estavam lá, na sala do apartamento de um dos nestores, se esqueceu daquela noite. Isso eu sei. Foi muito bom. Até hoje comentamos sobre esse momento.

Eles nos explicaram, com os olhos tristes, que o unicórnio representa, para os cubanos, a esperança. A letra, então, é meio que um lamento mesmo, porque o unicórnio some, desaparece ou está perdido. E seu dono está a sua procura. Depois, conversamos mais e eles nos falaram que o unicórnio azul é a esperança de muitos cubanos, de um dia poder voltar à ilha. Eles saíram de lá por diferentes razões, não por motivos políticos, mas agora não conseguem voltar e choram de saudades. Por isso buscam desesperadamente seu unicórnio azul, para ajudá-los a suportar a espera do retorno. Um dia.

Não sei se Sílvio Rodrigues vai cantar essa música, no estádio de Mar del Plata. Nem sei bem o dia, se na sexta ou no sábado. Só sei que estão prevendo um público de mais 40 mil pessoas. Até Hugo Chávez vai falar, enquanto bush discute não sei o quê com os demais chefes de estado. Mas não sei se Sílvio Rodrigues vai cantar Mi Unicórnio. De qualquer forma, estarei presente de espírito e alma para acompanhar.

Hasta la vista amiiigos!

Se quiserem conhecer a letra, vou copiá-la logo abaixo:

Mi Unicornio
Letra e Música: Sílvio Rodrigues

Mi unicornio azul ayer se me perdió
Pastando lo dejé y desapareció
Cualquier información bien la voy a pagar
Las flores que dejo, no me hen querido hablar

Mi unicornio azul ayer se me perdió
No se si se me fué, no se si se extravió
Y yo no tengo más que um unicornio azul
Si alguien sabe de él, le ruego información
Cien mil o un millón yo pagaré

Mi unicornio azul, se me pedido ayer,
Se fue ... ... ...

Mi unicornio azul y yo hicimos amistad
Un poco com amor, un poco com verdad
Com su cuerno de anil pescaba una canción,
Saberla conpartir era su vocación.

Mi unicornio azul ayer se me perdió
Y puede parecer acaso una obsesión
Pero no tengo más que un unicornio azul
Y aunque tuviera dos, yo solo quiero aquel
Cualquier información la pagaré

Mi unicornio azul se me ha perdido ayer,
Se fue ... ... ...


PS: Mas que o bush poderia aproveitar e anunciar sua adesão ao Protocolo de Kioto, ah podia. Se podia, né? Olhem só, ia deixar todos nós sem ter o que falar por vários dias. Quer coisa melhor? Ele é bobo de tudo.

Nenhum comentário: