quinta-feira, novembro 17, 2005

Da arte de copiar

Hoje é hoje. Ia pedir emprestadas as teclas dum dum do computador do Maick para pensar de novo sobre os ingleses. Esses caras não são normais. Mas acontece que a minha temporada english’s friend ainda não terminou. Por isso virei a página.

Além do mais, hoje estou amena. Estou sob baixa pressão, mais inclinada a contemplar do que a contestar. Qualquer pessoa que hoje me perguntar se não é?, vou dizer que é. Sem nem piscar. E nem vou pensar também, vou dar uma de copista, que dá menos trabalho.

E vou copiar um poema do Manoel de Barros que li hoje cedo, nas minhas orações matinais. Prefiro sempre ele, quando a alma está indócil:

Auto-Retrato

Ao nascer eu não estava acordado, de forma que
Não vi a hora.
Isso faz tempo.
Foi na beira de um rio.
Depois eu já morri 14 vezes.
Só falta a última.
Escrevi 14 livros
E deles estou livrado.
São todos repetições do primeiro.
(Posso fingir de outros, mas não posso fugir de mim).
Já plantei dezoito árvores, mas pode que só quatro.
Em pensamentos e palavras namorei noventa moças,
Mas pode que nove.
Produzi desobjetos, 35, mas pode que onze.
Cito os mais bolinados: um alicate cremoso, um abridor de amanhecer, uma fivela de prender silêncios, um prego que farfalha, um parafuso de veludo etc etc.
Tenho uma confissão: noventa por cento do que escrevo é invenção; só dez por cento que é mentira.
Quero morrer no barranco de um rio: - sem moscas na boca descampada!


PS: Olhem só se não é. Li na etiqueta de advertência que veio junto comigo quando nasci: Quem vocês pensam que ela é, não é ela. Muito menos quem ela pensa que pode ser, é ela. Para funcionar, tem de juntar tudo isso, dar um bom desconto, principalmente naquilo que ela pensa que pode ser, e acrescentar as circunstâncias. Misturar e adoçar a gosto. Aí pode ser que saia alguma coisa parecida com o que gostariam que ela fosse. Não nos responsabilizamos por defeitos de fábrica. Hehehehe.

Hasta un día, amiiigos!

2 comentários:

MaicknucleaR disse...

Te empresto o teclado de teclas dum dum, mas não deixe cair comida sobre ele (pra limpar dá um trabalhão rsrs)

Ando com atolado de idéias, mas também ando com uma preguiça incomensurável de escrever... rsrs
mil bjuzxxxxxxxxxxx

patricia duarte disse...

Valeu Maick. Pode deixar que antes de devolvê-lo, dou uma geral com o secador de cabelos...rsrs