sexta-feira, novembro 25, 2005

Sonhos lúcidos

Pois é, né? Vou tomar só um cafézinho e ir embora de novo. Não resisto. Vou pensar só um pouquinho sobre o pesadelo que tive essa noite. Sonhei que os extra-terrestres vieram visitar a Terra, aqueles mesmos que outro dia apareceram no céu da Alemanha. E sonhei que eles fizeram vôos razantes sobre aquelas plagas e um panorâmico sobre o resto do mundo.

Captaram alguns sons, cheiros, brisas; copiaram algumas estatísticas dos CIs de alguns países e jogaram tudo na CPU da nave-mãe. Processaram, reprocessaram, emitiram um relatório geral, leram, analisaram, olharam um para o outro, com aquele olho esperto do meio da testa, levantaram os ombrinhos miúdos, voltaram a ler o relatório e um perguntou pro outro: entendeu alguma coisa? Hum-hum!, disse o outro. E aí?, perguntou o um. Tô fora. Acho melhor vazar, respondeu o outro. Me too. Vamos nessa, então?, falou o que começou. Demorou, encerrou o outro, concluindo o diálogo e apertando o botão vermelho que fez a nave desaparecer no escuro do céu.

Ficamos sozinhos de novo. E aí começou a ventar, ventar e tudo foi se misturando, as histórias foram se cruzando e tudo virou uma balbúrdia danada. E eu lá no meio da confusão. Huahuahua. Até sei porque tive esse pesadelo. Outro dia, estava fazendo uma leitura em diagonal das notícias da FSP, sobre a posse de Angela Merkel na Chancelaria da Alemanha. Ela virou tipo a primeira ministra do país. A primeira primeira ministra mulher. E, parece, pegou um rabo de foguete. O país está mergulhado num marasmo econômico que já dura mais de uma década. Vai ter de se debruçar sobre um caldeirão de problemas e enfrentar, não a resistência do Parlamento, onde tem a maioria, mas o fogo amigo. Tipo o Lula por aqui. E sabem por quê? Porque fez uma coalizão equivocada. Fez uma retrocoalização, como diria Roberto Campos, uma coalização para o retrocesso. Huahuahauha.

Mas o que me chamou a atenção foram os problemitos que ela terá de encarar. Conhecemos todos eles da nossa cozinha. Vou dar só um exemplo para vocês terem uma noção. Vou copiar um trecho da notícia. Olhem só:

Sem um corte do custo do trabalho, as empresas continuarão sem margem de manobra. Ademais, há regulamentações em excesso e pouca preocupação com investimentos em ciência e em tecnologia, o que, a médio e longo prazos, se traduzirá numa limitação ao crescimento. Enquanto não houver um maciço investimento em tecnologia da informação, a Alemanha continuará a apresentar índices pífios de crescimento econômico.

Não é filme repetido? Fiquei pensando que nós somos é muito distraídos. Até o Katrina passar chutando o balde em Nova Orleans e os meninos de Paris soltarem os cachorros pra cima das autoridades francesas, nós ficávamos iludidos que essa história de pobre, excluído, retrocoalizão era tudo coisa só de país do terceiro mundo, não é mesmo? Mas, parece que não é não. Estamos todos é na mesma canoa furada, perdidos no meio do oceano da globalização. Parece até pesadelo mesmo né?

Mas tem solução pra tudo nessa vida. Pois não tem? Hoje cedo, passando os olhos no jornal, em diagonal mais uma vez, porque estou sem tempo, li outra notícia que me deixou estupefada. Os austríacos (os ingleses estão fazendo escola!) descobriram um método para acabar com os pesadelos! Ói só que pena! Eu gosto de filme de suspense e de pesadelos também, principalmente depois que os filmes acabam e depois que eu acordo e vejo que tudo não passou de um sonho. Mas, agora, pode ser diferente. Os sonhadores viciados em adrenalina poderão, devidamente treinados, recobrar a consciência de sua liberdade (o diacho do livre arbítrio, mais uma vez!) e intervir no sonho, controlando seu pesadelo e alterando-o à sua vontade.

Acho que é mais ou menos assim. Se você está sonhando que está caindo num abismo sem fim, poderá mudar o curso dessa história e sair voando do fundo do poço, com suas lindas asas de anjo. Flanando por outros céus. Claro, se essa for sua vontade. Então, você se tornará um sonhador onipresente e onipotente, no comando do reino da fantasia. Essa experiência é o que os cientistas do Instituto de Pesquisa da Consciência e do Sonho, que funciona acoplado ao Hospital Geral de Viena, estão chamando de sonhos lúcidos. Um sonho em estado de consciência clara.

Daí, já estava atrasada e fui embora trabalhar. Fui ouvindo Careless Love, na voz de Madeleine Peyroux, e pensando. Talvez, os pesquisadores austríacos poderiam adotar uma pedagogia de massa e disseminar essa nova técnica entre todos os mortais. Acho que os sonhos lúcidos nos seriam mais úteis do que a razão alucinada daqueles que hoje estão no comando da nossa nave-mãe. Hehehehe.

Já vou indo porque o cafezinho está esfriando.

Sonhos lúcidos pra todos vocês ou razões alucinadas, como preferirem.

Até mais ver!

PS: Contei o meu sonho para o Olivé e ele me ensinou que, para os índios, a vida é vivida é nos sonhos mesmos. O que chamamos de vida real é que é sonho. Sonho ou pesadelo, vai saber, né?

2 comentários:

MaicknucleaR disse...

hey, espera......
estou pensando... rssrrs
bjuzxx

patricia duarte disse...

Hehehe..sonhos lúcidos ou razão alucinada? Parece aquele anúncio do Ecosport Total Flex. O carinha está sempre diante de duas opções e sempre acaba escolhendo as duas. Acho que, nesse caso, pode valer as duas também. Tem hora que temos de usar a razão alucinada para realizar os sonhos lúcidos. Lembra dos meninos de Paris?