terça-feira, novembro 29, 2005

Sir May vai criar um clima

Eu implico, mas eu gosto dos ingleses. Mais do que dos americanos. Os ingleses são imprevisíveis. Às vezes, incoerentes. E quem não é? Mas eles não são inconsequentes e isso faz muita diferença. Hoje li no jornais que o Lorde May de Oxford, presidente da Royal Society, principal sociedade científica européia, vai chamar bush na responsa.

Sir May está participando da Décima Primeira Conferência das Partes da Convenção do Clima da ONU, que começou ontem em Montréal, no Canadá. O encontro vai reunir cerca de 10 mil representantes de 189 países até o dia 9 de dezembro. Na pauta do encontro, claro, o famigerado Protocolo de Kyoto, aquele que bush não assina de jeito nenhum e é o único acordo internacinoal existente para reduzir as emissões de gases estufa, como o dióxido de carbono. Na pauta também a proposta do uso dos recursos investidos na manutenção de florestas para geração de créditos de carbono negociáveis internacionalmente. O mercado do carbono, lembram-se?

Bom, mas aí, Sir May vai aproveitar o encontro para fazer o seu discurso de despedida como presidente da Royal Society e vai dizer que bush está pisando na bola por não honrar compromissos feitos por seu pai em 1992 ao assinar a Convenção do Clima da ONU. Vai alertar bush, usando a fina ironia dos ingleses, dizendo que o aquecimento global pode ser comparado na sua escala destrutiva aos efeitos das armas de destruição em massa. E vai dar um exemplo: o furacão Katrina! Os americanos são especialistas em caçar armas de destruição em massa no mundo inteiro, né? Então...

Bom, vai dizer ainda que bush tem omitido sistematicamente, em seus pronunciamentos, o tema da mudança climática e do aquecimento global e que Tony Barbie tem até tentado convencê-lo de que essas questões são um problema sério que o mundo precisa enfrentar. bush tem feito de bobo e deixado a conversa de Tony entrar por um ouvido e sair pelo outro, sem nem registrá-la nos seus arquivos temporários. Olhem só! Tony Barbie tendo um sonho lúcido e tentando convencer seu amigo a entrar na história! Isso não é curioso? Só os ingleses mesmo, hehehehe.

Bom, mas temos até o dia 9 de dezembro para aguardar a decisão do jeca do bush: se vai ou não assinar o bendito Protocolo. Quem sabe se Sir May terá mais sucesso que Tony?

Tô voando por aí.

Uma tarde cinzenta, mas agradável, para todos

Nenhum comentário: