sexta-feira, novembro 18, 2005

Deu roque!



Direto do teclado dum dum que o Maick me emprestou. Mas vou deixar os ingleses na prateleira por mais uns dias. O assunto é bem complexo, preciso de um plus de tempo para pensar e, de agora até o próximo dia 15, estarei atolada de trabalho até o pescoço. Não vai dar nem tempo de ler jornal. Vou deixar a minha conexão com o mundo por conta da CBN, nas mãos do Heródoto e do Sardenberg. Acho que vai dar certo.

Ontem à noite, enquanto ajudava Rafael a resolver problemas de matemática, pensei rápido sobre o tabuleiro de xadrez do planalto. Desde que a veja publicou aquela história do dinheiro de Cuba (será que os cubanos também comem criancinhas? rsrsrs), a oposição acendeu a trempe da frigideira, para fritar o presidente em fogo lento. Na última semana, a gordura ficou tão quente que quase pegou fogo. Não tenho dúvida, a oposição ameaçava o presidente com um belo de um xeque mate. Ponto para oposição. Piim.

Vai daí que chegou a vez do presidente mexer suas peças no tabuleiro. O que ele fez? Fez roque. O rei e a torre mudaram de posição e o presidente escapou, temporariamente, da ameaça do xeque. Mas, a sua política econômica foi pro centro da frigideira. A sua que, na verdade, é da oposição. Não estou nem entrando no mérito do conteúdo da política econômica, se é boa ou não, se é melhor que qual ou se nenhuma e blá blá blá.

O fato é que a política comandada por Palocci não fere os brios da oposição. Pelo contrário, é uma continuidade da política econômica que vem sendo implementada no país nos últimos 10 anos. É o orgulho do papai ferdinando. Tanto que na apresentação do ministro, na Comissão de Assuntos Econômicos, os parlamentares da oposição foram extremamente cuidadosos para argüir Palloci e defenderam com carinho especial o trabalho do ministro. Muito mais que os petistas presentes.

Arthur Virgílio (gente, eu até gosto dele, mas, sinto muito, foi hilário), ele começou gaguejando e terminou engasgado. Não sabia o que dizer. Nessa indecisão, falava pra dentro, de forma bem diferente do seu estilo habitual. De peito aberto. Não tenho dúvida, foi uma jogada perigosa, delicadíssima, xadrez radical mesmo, mas acho que o presidente deu um xeque na oposição. Bom, pelo menos por um tempo ela estará mobilizada na defesa da política de Palloci e deixará Lula de molho no escanteio. Será? Piim...o tabuleiro está com a oposição.

Well, and now? O jogo continua e assim caminha a humanidade...

Vou vendo de longe...
Até de repente!

Um comentário:

Sheila Leirner disse...

Oi Patricia! Adorei ver o café com croissant aqui no Espera, estou pensando... que é ótimo! Obrigada :) Beijo