quarta-feira, março 01, 2006

Dei sorte!

Trilha alternativa: Madeleine Peyroux cantando Walkin’after midnight (Gracias, outra vez!)

Abusei da pipoca com coca-cola neste feriado prolongado. Mas não tem importância.Vi mais quatro dos filmes que estão cotados para alguma coisa na festa do Oscar. Gostei principalmente de todos. Não sei se perdi meu senso crítico, se estava com sede de histórias ou se os filmes são bons mesmos. Se não são, enganam bem.

Mas vou admitir. Fiquei mais surpreendida e até mesmo feliz foi com o filme de Woody Allen. O único que vi que não está na lista dos candidatos à estatueta. Já tinha me dado por satisfeita com a obra dele. O último filme de Allen que vi, sinceramente, não me deixou animada a ir até o final. Foi em DVD. Tem isso também, né? É muito fácil sair da sala quando assistimos filmes em casa. Tudo é motivo. Tomar um copo d’água, assar um pãozinho de queijo, atender o telefone, procurar alguma coisa que ninguém sabe onde pôs, atender o interfone e assim vai até que, pronto!, você desiste.

E eu desisti. Mas acho que o filme era bem médio mesmo, porque nem me lembro do nome dele, menos ainda da história. Sei que não foi Melinda e Melinda, que também vi em DVD, mas foi antes desse último que quase assisti e me esqueci. Só me lembro que, naquele dia, pensei: Woody Allen está morto! Já fez tudo o que tinha que fazer. Parabéns e tiau. Bom descanso! Tá liberado.

Mas aí, olha que sorte, ele volta com Match Point. O filme tem tudo do melhor de Woody Allen e mais alguma coisa. Não sei se pra todo mundo, pois ainda não li a crítica. Estou ficando atrevida mesmo (rsrsrs). Estou me permitindo achar coisas que só eu mesma acho, sem maiores referências, a não ser os links que eu mesmo aciono, a partir daquilo que me toca.

E o que me toca neste momento são as coisas que acontecem por acaso. Não falo da sorte que às vezes nos surpreende no meio do caminho e alteram o rumo de nossas histórias. Às vezes nos pega ainda antes disso e até determina a direção da nossa jornada. Me lembro um dia que estava com o Rafa, andando pela cidade, quando ele viu uma família de moradores de rua. Ele ficou olhando os meninos brincando com um carrinho quebrado. Ficou rindo do jeito como os meninos brincavam e faziam barulhos, imitando o ronco de motores e, também, do jeito como riam. O Rafa não olhou com pena para os meninos, só olhou. Divertidamente. Mas, depois que saímos de perto, ele me falou: que sorte, hem mãe? Como assim? Ué, eu ter nascido numa família como a nossa, que não precisa morar na rua. É, isso é sorte também e acontece antes do jogo começar. Aí a sorte pode ser destino. E destino a gente muda. Ou não. Bom, mas isso é outra discussão.

Então. Não é isso o que me toca agora. O que me toca é o acaso. São aquelas coisas que nos acontecem e que não sabemos se foi intervenção do nosso anjo da guarda ou do demo que nos espreita vida afora. Se foi porque os astros estão conspirando a favor ou contra ou se foi por uma força estranha qualquer. E outro dia, por acaso, no domingo antes de sair para ver o filme de Allen, vi uma crônica de Affonso Romano de Sant’Anna sobre a importância do acaso. Ele advertia que o acaso só produz resultados para aqueles que estão distraidamente atentos ao que pode vir acontecer. Aquela atenção de pescador, que joga a linha no rio, abre a latinha de cerveja, recosta, fecha os olhos e, de repente, o peixe fisga e ele pesca o distraído por acaso. Mas isso acontece porque o pescador fica só levemente desatento.

Acho que tem isso mesmo. Tem coisas que acontecem desse jeito. Mas tem outro tipo de acaso que age não porque estamos distraidamente antenados, mas porque temos uma ausência plena de causas. Nos deixamos ficar. Nos deixamos tocar. Nos deixamos levar. E tudo que acontece vem por acaso. Não esperamos nada nem desejamos qualquer coisa. Só deixamos o que vem acontecer. Se nos traz bons momentos, foi sorte. Se nos traz maus bocados, foi azar. E assim lá vamos sem nenhuma direção. Acho que o personagem de Woody Allen caminha mais por aí. É claro que Chris é um jogador. Deixa seu destino entregue à sorte que lhe cabe. Mas é o acaso que constrói a sua história. Por acaso, as coisas acontecem. Não que ele as procure, que ele persiga algum objetivo. Para ele, tanto faz. Tudo pode ser. E estamos conversados.

E quando tem de justificar a única intervenção que faz no texto da sua história, o máximo que ele consegue dizer, é que já havia se acostumado com a vida que levava e que ainda não estava preparado para atuar por conta própria. Quer dizer, continuou apostando na sorte ou esperando que o acaso desse o seu jeito. Mas Chris não diz de jeito nenhum que desejava tudo que tinha. E foi ainda inspirado pelo acaso que ele resolve o único problema que surge na sua vida e, por acaso, é bem sucedido nessa empreitada. Por acaso ou por sorte.

Chris é um adepto radical do destino e dos seus acasos. Não acho que as pessoas sejam assim o tempo todo. Mas, às vezes, em alguns momentos, somos assim mesmo. Nos deixamos ficar. Nos deixamos levar. E as coisas acontecem, ganham significado e mudam o rumo da nossa história até que, de repente, retomamos a rédea do destino. Ou pensamos que tomamos. Para o bem ou para o mal.

Por exemplo. O jeito como estamos cuidando do nosso futuro, no agora mesmo. Estamos deixando tudo por conta do acaso. Não sou contra. Mas, sé é pra ser assim, né bush?, é bom ficarmos bem otimistas, como aconselha um médico que falou agora-agora na CBN. É bom apostarmos na sorte, como fez o Chris. E melhor ainda, praticarmos o acaso de Affonso Romano, nos mantendo distraidamente atentos, para sabermos aproveitar as boas oportunidades. Aí corremos o risco de acertar. Se nos deixarmos só levar, acho que temos chance de nos estreparmos. Então. Alea jacta est!

E que o acaso nos proteja, enquanto andamos distraídos por aí.

Inté

Nenhum comentário: