domingo, maio 27, 2007

A Lua Azul

Foto: Pesquei na rede, mas é uma autêntica blue moon

Meninas, tomem cuidado! Ou não, aproveitem! Façam suas escolhas. Mas, seja qual for, essa quinta-feira, indiferentemente, irá nos reservar grandes surpresas. Sim, poderemos nos mirar no exemplo das mulheres celtas. E, como elas, invocaremos Aeval, Aine, Aynia, Bri, Creide, Mah e Sin, as rainhas das fadas. Se tivermos sorte, elas entrarão de sentinela. Mas, para isso, tentem se lembrar. Tentem, tentem! Nem que seja só de um detalhe: um som, uma luz, um vento, um aroma, um sabor, um sonho qualquer de criança. Uma só lembrança e as rainhas das fadas se darão por satisfeitas e nos conduzirão para Sidhe, as colinas encantadas, morada do Povo Pequeno.

Estão acompanhando? Além das lembranças, teremos de encontrar um campo florido ou uma flora numa esquina da cidade, e espalhar calêndulas, verbenas, violetas, prímulas e tomilho pelos caminhos que iremos seguir. E precisaremos levar mel, leite, manteiga, pão, e cristais, para deixarmos como oferendas às rainhas das fadas. Ah!, e não se esqueçam, teremos de fazer também um bulezinho de chá de artemísia, para nos ajudar a ver melhor tudo o que está por vir. E colham algumas gotinhas de orvalho para passarmos nas pálpebras, são fantásticas para clarear nossa visão.

Pois era exatamente assim que as mulheres celtas faziam, quando chegava a noite da Lua Azul. E nesta quinta-feira, é dia dela novamente. Será uma oportunidade, como poucas. Em média, a Lua Azul dá o ar da sua graça apenas uma vez a cada dois anos e sete meses; ou sete vezes a cada dezenove anos; ou ainda trinta e seis vezes num século. Aproveitemos! Não sei pra quê, mas aproveitemos, pois ela é a guardiã de todos os ciclos de transformação, a mãe das mudanças.

Segundo li num e-mail que recebi, a Lua Azul, assim chamada por ser a segunda lua cheia num mesmo mês, nos ensina a importância de seguir nosso caminho sem nos deixar desviar por ilusões que interferiram em nossas visões. E cada vez que nos transformamos, realizando nossas visões, uma nova perspectiva e compreensão se abre, permitindo-nos alcançar outro nível na eterna espiral da evolução do espírito. A última visão a ser alcançada é a decisão de simplesmente ser. Sendo tudo e sendo nada, eliminamos os rótulos e definições que limitam nossa plenitude. Perceberam a importância dessa quinta-feira?

Mas diferente das mulheres celtas, que interpretavam o fenômeno da Lua Azul como uma oportunidade favorável para o contato com o Reino Encantado dos seres da natureza, outros povos criaram novas versões, menos politicamente corretas, para a mesma história. É a segunda opção. O folclorista canadense Philip Scock, após ter pesquisado indícios da origem da Lua Azul, afirma que a expressão é usada desde o século XVI para representar uma lua cheia especial, perigosa, onde pode acontecer o desatino e a alucinação.

A Lua Azul é associada, então, a perigos e desvario, a desafios emocionais difíceis de viver que requerem humildade e despojamento. É considerada um acontecimento de muita força magnética e poder espiritual, onde acontecem profundas purificações emocionais. Se assim for, o melhor, nesta quinta-feira, é ficarmos bem centradas e muito responsável com tudo que fizermos, evitando os confrontos e os excessos. Então, recolham-se! Voltem-se para dentro e deixem-se ficar onde ninguém poderá encontrá-las, até sexta-feira chegar. Acho essa opção esquisita, mas tem gosto pra tudo, né?

Uma semana cheia de inspirações e uma alegre quinta-feira em companhia de todas as fadas.

Para quem tem dúvidas, não se preocupe, Fernando Pessoa também não tinha tanta certeza, embora desejasse.

A Lua
Fernando Pessoa

A Lua (dizem os Ingleses)
É feita de queijo verde.
Por mais que pense mil vezes
Sempre uma idéia se perde.

E era essa, era, era essa,
Que haveria de salvar
Minha alma da dor da pressa
De... não sei se é desejar.

Sim, todos os meus desejos
São de estar sentir pensando...
A Lua (dizem os Ingleses)
É azul de quando em quando.

9 comentários:

Anônimo disse...

Não sabia nada sobre isso. Vou ficar antenado na quinta-feira. E amei o poema de Fernando Pessoa. É sempre bom né?

Beijos!

Anônimo disse...

Olá Patrícia,

Que belo texto e cheio de simbologia!
Informações novas para mim e muito ricas por sinal!
Adorei saber de tudo isso.
Uma dica: Vc conhece a música Blue Moon na versão do grupo Cowboy Junkies? Tente conseguir. É suave e linda de doer (é a que mais gosto). Uma verdadeira maravilha!
Obrigada pelos conhecimentos e reflexão!

=)

Beijos

Anônimo disse...

Oi! Vim pra cá por causa da Lua Azul... e gostei muito das fadas!!!!! hehehehe... Vou aproveitar as artemísias do quintal hoje... hehehehe...bju...

Anônimo disse...

ô pemba! a lua azul vai acontecer por volta de 17 vezes nos próximos 20 anos....pode ficá tranquila a cambada...essa raridade sem valor jah vai aparecê mais q páscoa jah jah

Anônimo disse...

fiz um pedido antes das 23 para lua azul com fé e amor e alegria e rezei um pai nosso e uma ave maria

Karla Hack dos Santos disse...

OIe..

adorei o post... ;D
Andei meio sumia.. mas tou voltando..
Vim avisar que jah add teu blog no meu, ok?!

bjus

patricia duarte disse...

Que bom que vamos ter mais 17 bons motivos para celebrar a vida novamente. Tomar um caldo de abóbora com carne seca, um bom vinho, um bom papo, uma boa música, uma lua linda e uma noite já quase de manhã... Ainda bem, né? Além da páscoa, do carnaval, do ano novo, e de todos os outros dias. Brigadinha geral pela visita. Vou por as minhas visitas em dia, porque essa semana foi correria louca, nem passei por aqui.

Poeta Đa Lua disse...

que bonita a tua lua azul...
um abraço eum sorriso!

Anônimo disse...

Nessa lua cheia,convido a todos
Respirem fundo,
que o azul é profundo...
abram o coração e direcionem o pensamento.
desejem a melhor e a maior de todas as glórias...
A PAZ PRO MUNDO !!!