quarta-feira, maio 23, 2007

Burrice graduada

Sabia que seria assim. A especialização é o caminho mais rápido e fácil para aprofundarmos a nossa ignorância sobre uma determinada área do conhecimento. Tudo é tão ligeiro, que o máximo que conseguimos reter é a nossa triste constatação de que deveríamos saber mais sobre certo assunto. E assim acumulamos planos de estudo infinitos para desenvolvermos quando tivermos mais tempo. Ou seja, para quando nos aposentarmos. É assim que está sendo. E está ótimo, porque sabia que seria assim.

O que não sabia, e não por falta de experiência, mas por ter memória curta, é que, para especializar a minha ignorância, precisaria, necessária e obrigatoriamente, parar de ver tudo o mais que pudesse distrair a minha estupidez delirante. O que isso significa exatamente? Significa exatamente isso. Que, a partir de agora, meus olhos não devem mais passear pelo mundo da vida nem se deter nas pequenas coisas que me atraem, como uma folha caindo de uma árvore, um passarinho ciscando no chão da cozinha ou os gráficos coloridos das pesquisas de opinião.

E essa é justamente a minha especialidade preferida, ser generalista em tudo na vida. Olhar as coisas de longe. Não tão distante que não as perceba, claro, mas nem tão de perto que me acabe envolvida com seus encantos e não veja mais todo o resto. Só que não é possível fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Saber, ou querer saber, e não saber. Para aprofundar a minha ignorância tenho de fechar o foco. Mirar no alvo e abstrair os entornos. Mais ou menos assim ou um pouco pior.

Por isso ando discutindo só manchetes de jornais; uma palavra que alguém disse no momento em que, por acaso, passava em frente a televisão; ou as notícias que me interessam, mas de sabê-las só de ouvir falar. Que vale que isso passa. Demora um pouco, mas passa. E quando terminar, terei ampliado minha ignorância a tal ponto que, a partir dela descobrirei novas portas, com novos labirintos para serem sobrevoados e apreciados de longe em razantes panorâmicas. É só ter paciência. Terei.

Um restinho de semana meio fora de foco para distrair um pouco, porque ninguém é de ferro.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, eu gostei dessa generalidade toda. rss
um beijo

Lais Mouriê disse...

Quero me tornar especialista em mim mesma! Será que já não somos um pouco especialista? em tornar as palavras em sentimento?

Bjooos