sexta-feira, outubro 21, 2005

Palavrinhas mágicas

Tô falando. Esses ingleses são uns loucos. E, como eles, todos os britânicos. Não é que agora os gentlemen estão desconfiados de que já não são mais tão gentis assim! Os argentinos que o digam. E Jean Charles deve estar revirando no túmulo três vezes por dia.

Pois então, o Tony Barbie e Bete Boom, a rainha de copas, resolveram por ordem na classe e botar a turma para estudar boas maneiras de novo. Huahuahua! Os malcriados, ou yobs (boy ao contrário), que é como eles são chamados por lá, vão ter de reaprender as palavrinhas mágicas: please, thanks, sorry, good morning, good evening, good night and son one.

Não vale mais dedo no olho, soco na boca do estômago, puxão de cabelo, rasteira, cosquinha nem pensar e, muito menos, mordida na bochecha. Tô zuando. Mas que o Parlamento britânico concedeu poderes especiais à polícia para que ela possa coibir os comportamentos anti-sociais, isso é fato. Deu no jornal.

Doravante, os britânicos (ôw, eles são muito civilizados, mas são descompensados) não poderão mais cuspir na rua (eca!), jogar papel no chão (gostei), deixar de olhar nos olhos do caixa do supermercado para atender um celular (hehehehe) e nem empurrar ninguém na rua sem pedir desculpas. Se pedir, será que pode?

E beber, pode? Só se for para ficar sóbrio, porque os bebuns vão ser tratados a ferro e fogo e imediatamente enquadrados. Se vacilar, serão banidos dos bares. Mendicância agressiva também está fora do jogo. Vocês entenderam essa? Mendicância pode. Mas agressiva aí não, já é abuso, né?

Tô boba. Se um carinha arriscar o pé fora da linha, a polícia vai lascar no sujeito uma tal de ASBO, que é uma ordem por comportamento anti-social ou, em bom português, baixaria, que pode levar um imigrante à falência em poucos minutos. Tô entendendo que é uma advertência. Mas, triscou de novo, vai chorar em até US$ 35 mil em multas ou pegar cinco anos de cadeia. Também pode ser punido com o banimento temporário de ônibus e bares. Vai ralar à pé e com sede. Pegaram pesado, hem?

Nas últimas seis semanas, os policiais britânicos não brincaram em serviço. E eles são disso? Já aplicaram 4 mil 600 ASBOs nos malcriados. As mães britânicas estão rindo até as orelhas. Não falei, não falei que tínhamos de dar educação para esses meninos! Teve uma que fez um comentário hilário: tem muito pai que acha que educação é opcional, igual vidro elétrico em carro. Não é. Concordo, mas é difícil ensinar essa meninada! Ô se é!

Tudo bem, tô é com uma pontinha da colherzinha de café de inveja. Já pensaram uma tropa de policiais britânicos desembarcando na nossa praia? Não ia sobrar ASBO para subir as montanhas, quanto mais para chegar ao Planalto.

Mas fiquei pensando outra coisa. Se essas ASBOs tivessem validade internacional, vocês conseguiriam imaginar o exército britânico descendo no Iraque com um caderninho de notificação sobre a cabeça? Ai, ai, viu. Eles estão certos, mas são uns loucos e moram numa ilha. O mundo fica do lado de cá.

Por favor crianças, durmam bem comportadas e sonhem só com os anjinhos. Brigadinha.

PS: Já disse que estou pensando na entrevista do Chávez, né? Pois é, agora joguei tudo no liquidificador: a entrevista, um discurso do Oscar Arias, que a Rutinha me passou hoje e uma palestra de Bernardo Toro. Vou ver no que vai dar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, tô voltando ao mundo virtual depois de 3 semanas sem pc. Como vão as coisas?