domingo, outubro 01, 2006

Querenças

Trilha alternativa: O Quereres de Caetano Veloso, com o próprio, que não tem melhor.

Pronto, votei. Fiz o melhor que pude. Agora vamos mudar de assunto. Vamos para o ano que vem. É lá que já estou. Quero votar de novo. Quero plebiscito para as reformas: política, previdenciária, fiscal e trabalhista. Mas antes, quero um amplo debate sobre as propostas para cada uma delas. Vichi, acho que de eleitora, virei cidadã. Olha que encrenca! Ter de correr atrás de informação, ter de entender de sistemas políticos, sistemas eleitorais, cálculo atuarial, fluxo de caixa, impostos, taxas, contribuições, relação patrão/empregado e essas pinóias todas e ainda arrumar tempo para tudo isso e mais, para participar. Haja hora sobrando!

Mas eu quero. Mesmo que só um pouco, não muito ainda, mas quero. Se é para o bem da democracia, que custa caro mesmo e dá trabalho, vou querer. Já estou querendo. Pronto. E quero também que a imprensa, livre, responsável, inteligente, independente, contribua para esse debate. Que seja capaz de nos fazer entender toda a complexidade dessas mudanças e de mobilizar nosso ânimo para participar de todas as discussões. Assim como faz quando cai um avião, quando uma celebridade dá bandeira na praia, quando um espetáculo de guerra está por acontecer e outras mumunhas mais.

Aliás, quero muito mesmo. Quero o Jornal da República de volta. Olha só do que fui me lembrar, nesse resto de domingo compromissado! E não foi por acaso, claro. Nada acontece desta forma. Intencionalmente, resgatei do alto do maleiro do armário da casa dos meus pais, a minha coleção do Jornal da República. Está encadernada em dois volumes e com letras douradas: Vol I e Vol II. Já nem me lembro porquê fiz isso. O que tinha em mente, quando fui atrás destes jornais vencidos. Mas agora eles me são úteis. Revi página por página dos exemplares que guardei, sem saber pra quê também. E tive saudade não sei do quê. Queria até dizer: bons tempos, hem? - mas não tenho tanta certeza se foram. Então não digo.

Mas quero um Jornal da República de volta, capaz de nos apontar os temas mais importantes do momento, sem a pretensão de querer nos colocar a par de tudo o que acontece aqui e mais em todo mundo. Capaz de nos fazer entender aquilo que é realmente relevante, indispensável e inevitável de que tomemos conhecimento. Capaz de nos ensinar a conectar as editorias para ter um conhecimento pleno, integral, complexo e múltiplo da realidade que nos abocanha em cada esquina. E não essa visão picotada do mundo, que nos é vendida nos intervalos da publicidade e nos espaços em branco, que sobram nos jornais impresso. Quero isso, sinceramente.

E, claro claríssimo, quero que essa turma toda, eleita com meu voto e o de mais alguns milhões de eleitores, tome tino. Pare de brincar com a história e assuma o seu papel com coragem, bravura e espírito altaneiro. Quero que essa turma toda tome fôlego e deixe as águas ligeiras da superfície para mergulhar na profundeza dos nossos desatinos. Como insanos vasculhadores, quero que essa turma revolva todo o entulho que se acumula no fundo dessas águas, até encontrar o fio perdido. O fio com o qual vamos tecer o novo tempo. É só isso que quero.

Já sei que querer não é poder. Que muita querença é sinal de carência. Que quem tudo quer, tudo perde. Mas se mal não faz, se não mata nem engorda, vou continuar assim. Vou querendo.

Agora descansem seus corações em paz, para amanhã recomeçar.

Buenas.

2 comentários:

Dann Ferreira disse...

Oie amiga tdo bem..
Adorei seus textos.. adorei mesmo..
parabéns.. fikei vários minutos lendo.. já colokei no meus favoritos e vou colocar um link no meu blog pro pessoal entrar tb..

Gostaria de saber como eu coloco esse quadrinho "últimas informações" no meu blog.

Teria como me explicar por favor.
aguardo um contato..

Abs
Danilo Ferreira
(www.o-diariu.blogspot.com)

patricia duarte disse...

Ei Dann, obrigada pela visita. Dei uma navegada no seu diariu e gostei muito também. Não deu tempo pra ler, porque sempre passo correndo por aqui. É um desespero. Mas depois volto para ler com calma.