terça-feira, outubro 17, 2006

O que é que esse cara tem?

Meninas, esse cara tem um problema. Deve ter nascido careca, sem dentes e com dificuldades para falar. Só pode, porque uma pessoa assim não é normal. Ou então, não teve infância. Não teve um cachorro quando era menino! Não amarrou besouro na caixa de fósforo, não deu banho em gato, não cortou asa de passarinho e todas essas maldades que menino faz, só por curiosidade, sem nenhuma intenção de maltratar o bichinho. Deve ter sido isso. Ou coisa pior. Mas ele tem um problema.

Sabem aquele, que não assina o Tratado de Kioto nem que chova canivetes na sua horta? Pois é. Finalmente, tirou a bic do bolso. Melhor que não tivesse tirado. Mas tirou. E decretou um retrocesso histórico de algumas centenas de anos para todo o resto da humanidade. O danado do bush, pegou a sua bic para assinar uma polêmica lei antiterrorismo, que lhe dá agora, de fato, poderes de imperador. Doravante, bush tem autorização do Congresso Americano (ô congressinho, hem?) para, por exemplo, interpretar normas internacionais sobre tratamento de prisioneiros.

Sabem o que isso significa? Que as convenções de Genebra, assinadas por todos nós, inclusive pelo próprio Estados Unidos, viraram letra morta. Não foi outra coisa que aconteceu. Pois, doravante, essas convenções poderão ter interpretações originais, inspiradas, exclusivamente, no estreito entendimento que aquele tem do mundo. Não mais baseadas na intenção do legislador, no consenso dos juristas, no bom senso que nos orienta a todos quando enfrentamos momentos mais delicados.

Significa, por exemplo, que se bush desconfiar de qualquer distraído que estiver dando sopa nas ruas de Washington D.C. , este Zé mané estará ferrado para o resto da vida. Aquele vai interrogá-lo até o final dos tempos e se o coitado não tiver nada a declarar, poderá sofrer todas as atrocidades do mundo, das mais primitivas às mais tecnológicas, tudo dentro da lei. Vai penar até falar aquilo que aquele quer ouvir. Pau de arara, por exemplo. Se bush achar necessário, pode ser. Afogamento na bacia de alumínio. Se for preciso, tá valendo. Vinte quatro horas ligado num canal evangélico. É sopa no mel! E por aí afora vai. bush é quem vai decidir.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada pela Assembléia Geral da ONU em 1948, o nosso primeiro grande projeto de Humanidade, também foi pro lixo, claro! Todos os seus 30 artigos, de um jeito ou de outro, foram despachados para o museu. Acho que não estou exagerando. O artigo 5o., com certeza: A tortura é proibida em toda e qualquer situação. Nenhuma pessoa poderá ser submetida a tratamentos ou punições cruéis, ou capazes de levá-la a se sentir atingida em sua dignidade humana. Esse é até óbvio, não é não?

Não vou copiar toda a Declaração, mas quero citar pelo menos mais um artigo, o 2o: Seus direitos devem ser respeitados por todos, não importa o país onde você nasceu, nem a forma como ele é governado. Você não poderá receber um tratamento diferente, nem ter seus direitos ignorados ou desrespeitados, em razão de sua origem, de sua raça, de sua cor, de seu sexo, de seu idioma, de sua religião ou de suas opiniões ou convicções políticas ou de qualquer natureza. E vai por aí.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é considerada a principal invenção do século XX. Creiam meninas, foi uma conquista muito mais ousada do que qualquer uma destas novas tecnologias que andam sendo vendidas por aí, como os laptops, i-pods e outras bobagens mais. E, pomba, numa canetada aquele, que não assina o Tratado de Kioto, transformou-a em picadinho, no fundo de uma lata de lixo. Esse cara tem um problema. Ou melhor, esse cara é o problema.

Tô indo.

Durmam em paz, apesar de bush, e que o nosso anjo da guarda não nos abandone nesta noite.

Pé de Página
Trilha falada : O capitalismo imperialista está em decadência irreversível, doutor, é um fato. Agora, lembra Rosa de Luxemburg? Ela escreveu que a queda do capitalismo traria o socialismo ou a barbárie. Não vejo indício de socialismo. Palavras proféticas de Paulo Francis, in Cabeça de Negro

3 comentários:

Carolina Oliveira disse...

Na verdade, acho que esse cara, o tal de bush, com letra minúscula, mesmo, como você citou no seu texto, deve ser uma eterna criança, que amarrava besouro na caixa de fosforo e cortava asa de passarinho, e continua fazendo arte até hoje, só que bem mais modernas e bem mais elaboradas, isso sim!
E como diziam alguns cartazes naquele 11 de setembro: "God bless America"!

patricia duarte disse...

Concordo, Carol. Temos essas duas possibilidades: ou ele não teve infância ou não cresceu, não virou adulto e continua um menino birrento, rabugento e impertinente.

Adorei sua visita, brigadinha e volte sempre.

Anônimo disse...

Aí Patricia chic demais...adorei ler isso...mas não se esqueça q o Dani adora um taxi.....!!!!!!!
bom deleto meus recados do orkut por 2 motivos: 1. os candidatos kkkk!!! 2. muitas pessoas estavam entrando no meu atravez do prestes pra tentar decobrir quem éh a peça rara...figura dificil q tah assombrando na MTV....resolvemos q tinha de deletar varios amigos deixavam recados como: seu filho tá muito bem na TV...kkkk e no dele tbm.
Seguinte ele agora tá com uns filminhos bem legais....o ultimo é D+, ele saindo do banho....passa o dia inteiro umas 20 vezes
, a noite depois das 18 umas 5 ou mais,....presta atenção
corujisse a parte....tá um fofo
bjs