quarta-feira, junho 14, 2006

Brasil X Brasil - Versão II (+ rigorosa)

Estava com um post praticamente pronto para colar aqui, mas vou fazer igual à Varig. Vou cancelá-lo. Vou deixar-me levar pelas manchetes dos jornais e falar sobre a seleção brasileira. Não vou falar mal de ninguém, só do Parreira, porque segundo o Armando Nogueira e o Sardenberg, isso dá sorte. O esquema do Parreira é muito feio. Pronto, já falei.

Quanto ao jogo, sem comentários. Seguem apenas algumas observações sobre Brasil X Quem mesmo?

1. Acompanhei o blá,blá,blá dos comentaristas esportivos e as observações do Cláudio sobre o jogo do Brasil. E, como ele disse, parece que o Brasil jogou sozinho, porque não ouvimos nem vimos nem lemos nenhum comentário sobre o desempenho do nosso adversário, a valorosa equipe da Croácia. E olha que a Croácia adotou uma estratégia quase imbatível para derrotar o quadrado mágico: o triângulo pragmático. Era Ronaldinho, Kaká ou qualquer outro jogador pegar a bola e já apareciam três croatas para fechar o cerco, formando o triângulo pragmático. A única opção para os jogadores brasileiros era passar a bola pra frente, rapidinho, para não perder a jogada.

2. Mesmo que a estratégia da seleção da Croácia não seja tão boa assim, afinal levaram um gol, o quadrado mágico não se mostrou tão eficiente quanto imaginávamos. Acho que deveríamos adotar o plano b e criar o círculo de confiança, que tem mais chance de descer redondo até o gol. Se os jogadores confiarem uns nos outros e no Parreira e se o Parreira confiar nos jogadores, inclusive Ronaldo, e nos palpiteiros, e se Zagalo confiar em Santo Antônio e Santo Antônio na equipe e no Parreira, e se a torcida confiar no Parreira e na equipe, e assim por diante, acho que o time entrará em campo em ponto de bola para faturar o jogo.

3. Sobre a partida: um amigo me disse que o Brasil jogou pro gasto e fez muito bem. Ele entende de futebol. Argumentou que, com essa apresentação mediana, tirou um pouco do medo dos adversários e isso poderá ser fundamental para abrir espaço às boas jogadas nas próximas partidas. Tendo a concordar. Sou bem iludida, acho que o Brasil está escondendo o jogo também.

4. Uma amiga comentou que não achou Ronaldo nem um pouco gordinho. Parecia mais tonto. Lula sim, está mais gordo.

5. Ainda sobre o desempenho de Ronaldo. Acho que ele arriscou ao tentar jogar sem bola. Já vi um só jogador brasileiro fazer isso com um desempenho irreparável, digno até de aparecer na lista dos melhores jogadores em campo: Tostão. Tostão jogava com e sem bola. Quando pegava a danada, tinha sempre grandes chances de marcar um gol. Quando estava sem ela, dava a impressão de que já tinha visto o jogo e se deslocava no campo, atraindo os adversários e liberando espaço para seus colegas surpreenderem a defesa e fazer os gols que nem esperávamos, mas precisávamos. Ae Tostão! Tá começando a fazer escola, hem? No princípio é assim mesmo, os alunos são um pouco desatentos. Depois eles aprendem.

6. Outra coisa sobre Ronaldo: acho que a oposição está pegando muito no pé dele. Tá dando até bolha. Será que não dava pra deixar o rapaz em paz, siô?

Fim de jogo.
Até a próxima partida!

4 comentários:

Anônimo disse...

Esperei que você dissesse, reconhecesse que o único brasileiro que jogou e ganhou o jogo foi o Dida. Como reparou minha coleguinha, goleiro sempre fica puto quando tem de desempenhar sua função, e Duda não negou a raça mas também não fez papelão. Antes um jogador nervoso do que 10 estrelas desinteressadas. Quem assistiu pela Globo ouviu o locutor dizer que um certo passe tinha sido perdido porque o Ronaldinho estava conversando com o Roberto Carlos! Os outros 89 foram porque eles não estavam reconhecendo a camisa dos companheiros com aquelas toalhas de boteco dançando na frente deles. Parreira proibiu a cerveja. Sem dúvida, o culpado só pode ser o Parreira. A minha primeira opinião foi que todos estavam tontos porque o Parreira botou medo neles. Mas aquelas camisas xadrez não me saíram da memória. Agora eu porgunto: Por que uma nação veste seus jogadores com aquilo? Tática.

patricia duarte disse...

Eeeei Ana Márcia,

Foi uma falha mesmo não falar em Dida. Foi o melhor em campo, tirando o gol do Kaká. O goleiro da Polônia também arrasou hoje, não merecia levar o gol que levou na prorrogação. Também tô achando que o Parreira anda aterrorizando nos bastidores. Não é possível jogar do jeito que eles jogaram sem uma ameaça pairando sobre suas cabeças. Ou então venderam a Copa. Mensalaram a Copa da Alemanha. Agora, as toalhas de boteco (huahuahuahua!!!) atrapalharam mesmo a visão de jogo. A Marianginha foi quem nos explicou o porquê do xadrezão na camisa da Croácia. Disse que foi naquela guerra lá da separação e os croatas conseguiram a independência disputada numa partida de xadrez. Aí levaram o tabuleiro pra bandeira. Bom, isso é o que dizem, né? Não sabemos mesmo se é verdade.
Mudando de assunto, essa Copa está muito desemocionante, como foi a palestra sobre Guimarães? Aquele dia fiquei enrolada e não pude ir. Foi boa? Queria me encontrar com vocês para ter notícias. Podíamos combinar nesse final de semana. Estou com um dvd do Grande Sertão que ainda não vi, mas dizem que é muito bom. Quem sabe combinamos um sarau a la Guimarães para sexta ou sábado? Me liga.

Claudia disse...

Patrícia, sensacional o comentário do "triângulo pragmático"!! É muito verdade mesmo....onde quer que qualquer um dos atacantes fosse tinha 3 croatas em volta impedindo a jogada...e o Ronaldo que não tava correndo nada, não conseguiu finalizar...

Um grande abraço!
http://cafecomeconomia.blogspot.com

patricia duarte disse...

Oi Claudia,

Pois é, o triângulo pragmático é terrível. É uma estratégia antiga e o Brasil sofre com ela, pois nossos jogadores são pequenos e com um preparo físico bem médio. O que os faz campeões é a sua criatividade e a agilidade no campo. Se tiram deles o espaço para driblar, correr, gingar com a bola, eles passam o maior aperto e fazem um jogo muito feio. Mas domingo é outro dia, né?

Fiquei muito feliz com sua visita. Volte sempre. Dei uma passadinha também no cafecomeconomia. Gostei muito. Não tinha lido aquela matéria da Veja, mas uma amiga comentou comigo que o time mais caro da Copa é o da Inglaterra. O segundo, que não me lembro qual é, está bem atrás da Inglaterra. O Brasil, acho, está em quinto lugar.

Um abraço
patricia