Vou poupá-los do relato sobre as duras negociações que tive de manter com o serviço 24 horas de chaveiros especializados. Foram muito cansativas. Além do mais, elas não importam muito. O que me deixou intrigada nesse episódio foi encontrar o portão trancado. Trancado de tal jeito, que foi impossível, pelo menos para nós leigos, desmontar a fechadura e simplesmente abrir o portão e assim deixá-lo até o dia seguinte, quando tudo seria mais fácil de se resolver.
Esses acontecimentos inexplicáveis sempre me deixam
Meninas, o mundo está fechando suas porteiras. Estou desconfiada de que aquela idéia, às vezes perversa, às vezes bendita, de um mundo globalizado, está dando água. O que vi foi a foto de um barquinho lotado de imigrantes africanos, inclusive crianças, sendo interceptado por policiais espanhóis. Fui olhar melhor e percebi que este não foi um episódio isolado. Só neste ano, mais de 4 mil africanos deixaram suas terras para buscar abrigo nas margens vizinhas da Europa. Esse número é quase o mesmo de todo o ano de 2005. E neste total, poderiam se somar ainda mais mil pessoas, que ficaram pelo caminho. A maioria vítimas de afogamento.
Foto: Publicada no site Terra
Não sei se os africanos desistiram do futuro e resolveram, por conta própria, sair à caça de novos mundos. Não sei se foram seduzidos pelos encantos do mundo globalizado. Se acreditaram, piamente, que também eles poderiam ir e vir livremente, assim como fazem o capital financeiro e o capital industrial. Não sei se também se acharam no direito de buscar lugares que lhes oferecessem melhores oportunidades de vida. Não sei. Mas se pensaram isso, se estreparam. O mundo está fechando suas porteiras.
A Espanha está
Até a Holanda, famosa pela sua liberalidade, também está deixando de lado a sua tolerância e passou a exigir que imigrantes estudem até 375 horas da língua e cultura nacionais para obter permissão para ficar no país. Na Alemanha, uma lei de 2005 também pede aos candidatos à cidadania uma educação cultural e lingüística, que inclui 600 horas de aula do idioma e mais 30 de história e cultura. Mas a carteirinha de cidadania alemã só é concedida àqueles que forem aprovados num teste com 100 perguntas de vestibular. Enfim, uma restrição que afeta diretamente cidadãos de países pobres.
Mas não é só a União Européia que está passando o cadeado no portão. O Senado americano aprovou, no último dia 17 de maio, a construção de um muro com
Durmam tranqüilas, meninas, já passaram cadeado em todos os portões. Mas tenham um alegre despertar e que, em todo novo amanhecer, as porteiras se abram novamente.
2 comentários:
A moda tá pegando. Acabei de ouvir o Chávez fazendo um discurso ao lado de Evo Morales. Sabem qual foi a palavra de ordem do discurso de Chávez?
Yankee go home! Yankee go home!
Eu guento?
Greets to the webmaster of this wonderful site! Keep up the good work. Thanks.
»
Postar um comentário