segunda-feira, maio 01, 2006

Deu curto

Ops...agora o bicho pegou! É cada um por si e o não sei quem se habilita por todos. Evo Morales fez, neste 1° de maio, o que prometeu: nacionalizou o setor de hidrocarbonetos. Para garantir o abastecimento interno de petróleo e gás e o cumprimento dos contratos de fornecimento, está ocupando todas as refinarias de petróleo, inclusive as da Petrobras. Daqui pra frente, quem quiser continuar operando no país terá de sentar e renegociar seus contratos. Enquanto isso, tudo fica nas mãos da estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB).

Na semana passada, Hugo Chávez deixou escapar que vai aumentar os royalties e o imposto de renda cobrado das empresas que exploram petróleo pesado na Faixa do Orinoco. Os planos são de reajustar os royalties de 16,66% para 30%, e o imposto de renda de 34% para 50%. Antes disso, Lula anunciou que o Brasil tornou-se auto-suficiente em petróleo. Gastou um dinheirão pra contar isso pra todo mundo, mesmo sabendo que não é bem assim. Segundo os entendidos, inventamos uma nova categoria: a auto-suficiência relativa. Tá certo, mas isso é só um detalhe. Para nós, povão, a mensagem que ficou mesmo é a de que agora não dependeremos mais do petróleo dos outros.

Enquanto isso, na sala de espera, do outro lado do oceano, em Paris, diplomatas dos Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido, França e Alemanha aguardam uma reunião para estudar uma resposta a ser dada ao Irã, após sua decisão de prosseguir com o programa de enriquecimento de urânio. Vai ser amanhã, terça-feira. Tan nam! É claro que essa discussão em torno da capacidade ou não do Irã produzir uma bomba atômica é só uma manobra diversionista, não é? Os aliados estão preocupados mesmo é com as reservas de petróleo do Irã, a segunda maior do mundo e as que têm condições de dar uma resposta mais rápida a uma pressão de demanda, em função do maior crescimento da economia. Vide China, que mesmo já querendo desacelerar, continua galopando e consumindo petróleo a rodo.

Então. Os aliados não vão querer ver todo esse ouro, de que precisam para continuar crescendo, nas mãos de um carinha que ninguém sabe exatamente para onde pretende ir. Nem ver esse carinha se juntando com a China, para enfrentar o império ocidental. Além disso, fico pensando, os aliados devem estar preocupados também com a possibilidade do Irã se tornar um forte produtor de energia nuclear. Não entendo patavina disso e sei que essa é outra história, mas me parece bem óbvio que a energia nuclear deverá, num futuro até breve, tomar um lugar de destaque na matriz energética mundial. Então. O que bush jr. e seus amigos estão querendo é já definir quem vai e quem não vai ter o controle dessa energia. E por razões óbvias, né?

Bom, pelo menos é isso que estou entendendo. O mundo está entrando em assembléia geral para redefinir o controle sobre as reservas de combustíveis fósseis, já que tão cedo, se nunca mais, encontraremos petróleo barato no mundo. Vão tentar ainda, desconfio, já fazer a divisão do controle sobre a nova matriz energética do mundo. É claro que é bush jr. quem lidera esses interesses. Sabemos disso desde que ele foi eleito. E, se o espetáculo do crescimento vai continuar e, no mesmo ritmo, a necessidade, sempre cada vez maior, de energia, não poderíamos imaginar que bush jr. ficaria sentadinho, assistindo a reprise de Friends, enquanto o mundo se mexia. Never. Muito antes de abrirmos os olhos, ele já se movimentava no tabuleiro. Aliás, só faz isso desde que pôs o pezinho lá na Casa Branca.

Talvez por isso e temendo a gula de bush jr., os demais felizes proprietários de reservas petrolíferas estão procurando proteger seu patrimônio, suas riquezas. Podemos até não gostar, mas estão certos. Se não fizessem isso é que seria um espanto, não é não? Mas o que me apavora é passar por um momento tão fundamental como esse, tendo na cabeceira da mesa um exemplar de bush. O Júnior não consegue manter um diálogo amigável, por mais de cinco minutos, nem que a vaca tussa.

Sei muito bem que conselho nem quem pede segue, mas vou arriscar. Rapazes, não tentem imitar o exemplo de bush jr. para resolver nossos problemas domésticos. Nem levem Chávez ao pé da letra. O seu vocabulário é do tempo em que serviu o exército e sua mente tem uma lógica perigosamente belicosa. Considerem e reconsiderem sempre que ele extrapolar. Lembrem-se sempre também que prudência e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém. E quem vai a guerra dá e leva. E olha aqui, nem pensem em desandar, se não chamo Helen Gracie pra vocês.


Tenham uma boa semana e comportem-se!

PS: Ah, já ia me esquecendo. bush jr. é aquele mesmo. O que não vai assinar o Protocolo ....Protocolo....Protocolo de quê mesmo? Já nem me lembro mais. Foi há tanto tempo...ah!, sim...de Kioto!


Nenhum comentário: