quarta-feira, abril 16, 2008

A sobra das sobras


Os gauleses é que tinham razão. O risco que mais nos ameaça é mesmo do céu despencar sobre nossas cabeças. Vocês viram, meninas? A Agência Espacial Européia (ESA) mapeou, com imagens geradas no computador, a extensão do problema que irá nos atormentar daqui pra frente. A conclusão é dramática: já estamos totalmente cercados pelo lixo espacial. Os cientistas calculam que existam mais de 12 mil objetos flutuando na órbita da terra que ainda não foram identificados, a maioria composta de satélites mortos, pedaços de foguetes e materiais sobre os quais não se tem nenhum controle.

Com base nesse trabalho e em dados da NASA, a União dos Cientistas Responsáveis (UCR) estima que o número de unidades de lixo espacial seja até bem maior, de aproximadamente 150 milhões de objetos com menos de um centímetro de diâmetro que estão por aí, rodando sobre nossas cabeças. Por isso meninas, não se iludam mais. Quando olharem para cima e verem um objeto encandecente cortando o céu, não percam tempo fazendo pedidos. A chance de ser uma estrela cadente é cada vez menor. O mais provável mesmo é que seja uma placa enferrujada de um foguete ou coisa parecida.

E o que me preocupa não é só a ameaça do lixo espacial. Temo, claro, que alguma parte desses resíduos sólidos, herança da Guerra nas Estrelas e da corrida espacial que ainda hoje fascina o homem, caia sobre minha cabeça. Mas temo, da mesma forma, terminar os nossos dias nesse planeta soterrada pelo lixo que produzimos irresponsavelmente todos os dias, sem nos darmos conta de que está cada vez mais difícil encontrar um buraco para enterrar essa joça.

Só para se ter uma idéia da dimensão deste risco, um estudo realizado há alguns anos pelo Ministério da Saúde revela que o Brasil produz uma montanha de mais de 80 mil toneladas de lixo por dia, das quais somente a metade é coletada. Da parte que é coletada, cerca de 34% vai para os lixões a céu aberto ou aterros sanitários e 66% termina em beiras de rios e áreas alagáveis levada pelas águas de chuva.

O economista Marçal Rogério Rizzo, em artigo publicado num jornal de Araçatuba, calcula que no mundo se descarta 1 milhão de sacos plásticos por minuto. Essa deve ser a contribuição da turma que não resiste a um supermercado. Ele conta também que cada brasileiro descarta, em média, mais de 1 quilo de lixo por dia. Essa é a nossa contribuição, pois desconfio que, no meio rural, essa média deve ser quase irrisória.

Rizzo observa ainda que se considerarmos somente o lixo que a cidade de São Paulo deposita nos aterros em uma semana, essa escória do nosso sofisticado consumo é suficiente para encher um Estádio do Maracanã no Rio de Janeiro, o maior estádio de futebol do mundo. O Aterro Bandeirantes, o maior aterro em área da América Latina, localizado em São Paulo mesmo, recebe 5 mil toneladas de lixo por dia e isso é só a metade do lixo que a cidade produz. Sacaram o nosso destino?

Segundo o estudo do Ministério da Saúde que citei acima, a falta de soluções adequadas para destinação e tratamento do lixo que produzimos é responsável, entre inúmeros transtornos, por boa parte das doenças da população brasileira. Calcula-se que 65% das internações em hospitais populares decorrem de doenças transmissíveis pela manipulação ou ingestão de águas pluviais e fluviais, contaminadas pelo lixo.

E não fiquem pensando que em Belo Horizonte, nossa ilha de paz, nossa casa, doce casa, é diferente, porque não é. Nós produzimos algo em torno de 3 mil e 800 toneladas por dia de lixo. Tem de tudo que vocês possam imaginar: papel, embalagem de iogurte, folhetos de propaganda, pedaços de brinquedos, restos de comida, garrafas pet e assim por diante. E esse monte de traquitana é depositado no aterro sanitário, que fica às margens da BR – 040. Até que somos modernos, mas não se alegrem muito. Esse aterro, é verdade meninas, está com sua capacidade já esgotada.

A Prefeitura está tentando resolver esse problema tem tempos, mas ainda não chegou a uma solução final. Belo Horizonte não tem mais nenhuma área disponível para abrigar um novo aterro e nenhum dos nossos municípios vizinhos querem ter a honra de abrigá-lo. E eles têm lá suas razões, não é não? Cada um que cuide do seu lixo, ora essa!

Por isso me preocupo. Minha vizinha, por exemplo, já não está mais dando conta do seu lixo. Todo dia de manhã, inclusive aos domingos, que não tem coleta de lixo, a danada desce a rua, sorrateiramente, e deposita parte da sua produção na lixeira que plantamos em frente a nossa casa. Vê se pode? Quando me animar, vou ficar de tocaia e flagrar essa folgada no ato. Ainda não sei o que vou dizer a ela, mas quero muito ouvir o que ela terá para me dizer.

E aí, quando nós também já não dermos mais conta do nosso lixo, imagino que iremos amontoá-lo pelos cantos da rua, formando imensas montanhas de restos da nossa cultura consumista, até que chegará um dia que esse mundo de supérfluos e descartáveis irá desabar sobre nossas cabeças! Deus nos perdoe e nos livre disso, hem?

Um resto de semana de consumo bem comportado e combate sistemático às embalagens.

Inté.

Foto: Da ESA/France Presse, captada no Google

2 comentários:

Anônimo disse...

Da última vez que pude ver o céu sem as luzes da cidade, fiquei impressionada com a quantidade de satélites. Até pouco tempo atrás, a gente via uns 3 ou 4. E eles são bonitos de se ver, aquelas estrelinhas andando. Não posso deixar de dizer o que todos andamos sentindo: somos gente demais no mundo. O planeta não comporta tanto assim. Tudo agarradinho. Melhor é seguir o conselho da ministra sexóloga, senão não dá.

patricia duarte disse...

Aí é que está o problema. Fatalmente, um dia, teremos de enfrentar essa discussão: controle de natalidade. O planeta está espirrando gente pelo ladrão. O café está confirmado para amanhã, ok?
bjim