segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Aquele

Trilha alternativa: Podres poderes, com Caetano. A canja está no pé da página, se não deu pau.

Fiquei sabendo de ouvir falar que bush, aquele que não assina o Tratado de Kioto nem debaixo de burduna, virá ao Brasil agora, no início de março. Demorou, mas foi mais conveniente mesmo esperar o carnaval passar. Foi uma decisão correta, admito. Quando nada, é menos um avião para sobrecarregar os aeroportos brasileiros e ainda mais num feriadão. Seria um risco tremendo. Vai que ele chegasse na hora do rush e tivesse de ficar uma hora e lá vai pedrada sobrevoando a cidade, até arrumar uma vaga na pista. Ele não deve saber disso, mas vou contar: não é nada confortável. Além do mais, duvido que ele fosse gostar da nossa farra. Ia acabar tendo de sambar com a madrinha da Mocidade Independente, fazer pose com os meninos da Rocinha, sair no trio elétrico do Dodô e ainda se esconder dos militantes carnavalescos para não levar um ovo no meio da testa ou uma bengalada, sei lá. Foi melhor mesmo deixar a poeira baixar.

Só espero que ele não tenha inventado de despencar lá de cima só para vir aqui nos pedir sugestão sobre o que fazer com o Iraque. Se vira, cara! Vocês que são os aliados que se entendam. Até sei que tem brasileiro por lá metido em farda americana. Mas isso aí foi uma decisão pessoal, não devemos e nem podemos interferir. Cada um sabe o que faz. Ou então, faz o que sabe. Mas se bush ainda for esperto, não vai tocar nesse assunto. Aliás, vai fugir dele, porque não tem ajudado em nada a melhorar o seu ibope. Seus índices estão uma vergonha! Mas, se não é isso, que diabos esse homem vem fazer aqui?

Será que ele já está sabendo, também de ouvir dizer, que o Brasil vai retomar o seu programa nuclear? Vem caçar briga, o galinho garnizé? Que coisa siô, o homem não sossega. Porque lady Laura não dá um trato nesse bush e põe ele na linha de uma vez por todas? Cadê a moral de lady Laura? Vou te contar, hem? Mas acho bom ele ir se acostumando. Mais cedo ou mais tarde, mas jamais nunca, nós e todo o resto do mundo teremos, querendo ou não, de investir em um projetinho básico de produção de energia nuclear. Com todos os seus problemas, essa ainda é a única fonte que substitui o petróleo com preço e produção equivalentes. Essa neura do bush de que todos nós estamos querendo fabricar a nossa bombinha é puro diversionismo. O que ele não quer no seu quintal é um bando de países independentes e autônomos na produção de energia. Isso seria o enterro do império, que já está em queda livre há tempos.

Ou será que ele vem aqui pedir uma boquinha no nosso projeto de biocombustíveis? Ouvi dizer, porque não ando tendo tempo para ler jornal, que bush quer fazer isso mesmo. Vem propor uma parceria com o Brasil, para melhorar a segurança energética global e ajudar os países a diversificar seus estoques de combustíveis. Sei. Quer investir em pesquisas para ampliar o uso do etanol. Etanol, hem? Êita nós, isso sim! Olha o tamanho da encrenca em que vamos nos meter. Para substituir só 10% da gasolina consumida no mundo por etanol brasileiro, o Brasil terá que multiplicar por cinco, até 2025, a atual área plantada destinada à cana-de-açúcar.

Teríamos de passar dos atuais 5,6 milhões a 6 milhões de hectares para 30 milhões de hectares. Na minha ignorância absoluta, 30 milhões de hectares é terra pra burro, apesar do professor Rogério Cerqueira Leite, coordenador do Projeto Etanol brasileiro, dizer que essa expansão não ocuparia nem 10% da área agricultável do Brasil. Nem precisaria ocupar terras da Amazônia. Mas se não vão ocupar novas fronteiras agrícolas, vão produzir onde? Provavelmente vão substituir culturas menos nobres, como arroz, feijão, milho, tomate e a horta do Zé Mané, por canaviais. E aí quero ver os barrigudinhos chupando cana ao invés de comer arroz com feijão e ainda crescer forte e sadio, mesmo no meio pobreza.

Sinto muito. Acho o programa de biocombustíveis bárbaro. Faço até propaganda dele com todo mundo que quer criticá-lo. Mas os biocombustíveis são apenas uma fonte alternativa de energia, uma fonte complementar e só. E só e muito, porque reconheço, o domínio dessa tecnologia representa para todos nós muitíssimo. Agora querer transformar o Brasil num canavial para exportar etanol para o mundo inteiro e virar a Opep Verde do ocidente, péra lá, né? Vem devagar com o andor, bush, porque o santo está escaldado. Será que nós, o Brasil, vamos querer abrir mão da nossa diversidade ampla, geral e irrestrita?

Até de repente, porque baixou o sono e já comecei a delirar.

Que nossos anjinhos da guarda mantenham a sentinela, até quando bush passar.

Uma canja do Caetano para fechar a noite: Podres Poderes

Um comentário:

Anônimo disse...

Cara prima,
torço para que chegue o dia em que poderei ler os seus saborosos textos no jornal O Globo do Rio de Janeiro.
Talento não lhe falta!
Parabéns!
Grande abraço do
Caetano Mauro