quarta-feira, dezembro 13, 2006

Façam o que eu digo, não o que faço

Trilha alternativa: Solução de Vida (Molejo Dialético) de Paulinho da Viola e Ferreira Gullar, na voz do primeiro.


Meninas, tenho boas e más notícias. Primeiro, vamos às boas. O presidente da Federação das Indústrias de São Paulo, o empresário Paulo Skaf, aderiu a nossa campanha de boicote aos produtos chineses. Nem acreditei. Um paulista! Vocês sabem, isso é muito difícil para eles, é um ato quase revolucionário, porque tudo na vida de um paulista é business e business is business. Questionar as regras do mercado não é, para eles, um ato de ousadia, mas de insanidade mental. Por isso fiquei muito sensibilizada com a atitude de Skaf e, principalmente, desconfiada.

Mas não foi ninguém que me contou de ouvir falar que alguém disse que foi assim. Eu mesma ouvi a notícia na CBN e depois fui lá no blog do Sardenberg conferir. É verdade pura. Skaf confessou suas intenções num almoço de final de ano. Falou na presença de uma platéia de jornalistas e nem pediu off. Perdeu o controle da língua, como diria a Rutinha, e desceu a pua nos chineses. Para ele, as relações entre Brasil e China não são nada saudáveis. São ruins e de baixa qualidade, justamente porque só vendemos aos chineses matérias-primas, sem nenhum valor agregado, e deles compramos os produtos manufaturados, que nem são tão mais caros assim, mas que são muuuuuuiitos mesmo e estão prejudicando a produção nacional.

Meninas, pensem bem como deve ter sido difícil para o presidente da Fiesp dizer isso com todas as letras e para um público que também só sabe dar com a língua nos dentes. Olhem, eu fiquei consternada. O Cláudio acha que sou boba, que essa é uma reação absolutamente natural dentro do mercado. Que o presidente da Fiesp está apenas defendendo os interesses de seus filiados. Que, aliás, ele, o Skaf, vem denunciando isso não é de hoje. E mais, disse que os empresários brasileiros são assim mesmo, não gostam de se sentir ameaçados, ainda mais pela concorrência e disse que mais um monte de coisas que não vou repetir aqui, porque é tudo aquilo que já desconfiávamos desde criancinhas.

Pode ser isso mesmo, mas quando olho para o mercado chinês, com aqueles milhões e milhões e milhões de chinesinhos, que inviabilizam a economia de escala de todo o resto do mundo, eu penso que os empresários paulistas estão sendo muito ousados mesmo. Nem importa se nossa pauta de exportações para China é pouco diversificada. O fato é que, mesmo sendo poucos produtos, para eles só podemos vender muuuuuito, porque a China, já sabemos, é desproporcional.

E pode mesmo até ser isso tudo que o Cláudio falou, mas Skaf me pareceu corajoso e também muito sincero. Além do chôroro, o empresário paulista pegou pesado e acusou a China de banditismo, olhem só!, banditismo, por adotar práticas de comércio desleais. E não ficou só no blábláblá não. Skaf confirmou que a Fiesp tem 11 processos de antidumping contra a China e outros 30 em preparação. Viram? Essa foi uma adesão de peso ao nosso movimento. Foi ou não foi?

Bom, agora vamos à má notícia. Segundo o relato do jornalista Carlos Alberto Sardenberg, depois de fazer esse pronunciamento, cheio de murros e pontapés, Skaf encerrou a celebração de final de ano distribuindo um brinde aos jornalistas. Adivinhem, meninas! Isso mesmo, a lembrancinha da Fiesp, não era nada mais e nada menos do que coloridos pen drivers, nosso sonho de consumo. Mas não é isso que vem ao caso, o que foi mal é que esses chipzinhos eram autênticos produtos made in China.

Viram como é difícil, meninas? Nossa campanha tem até uma boa bandeira, mas os chineses tem um preço melhor. Tudo o que eles vendem é baratim. E aí é que está. No mercado, eles são sedutores e imbatíveis. Eu mesma estou resistindo bravamente. Não entrei na Gojureba e nem fui ao Shopping Oi. Juro que não comprei nem um made in China de presente de Natal, mas vou repetir pra vocês, não está sendo fácil. É puro sofrimento.

Sonhos altruístas para todos e um restinho de semana de consumo controlado.

Inté

2 comentários:

Anônimo disse...

Essa do pen drive foi exemplar. Maravilha! Mas também andei pensando: me parece que o crescimento da China é problema mesmo para os EUA. E eu costumo gostar de tudo que causa problema pra eles. Acho que vou fazer minhas compras no shopping Oi.

patricia duarte disse...

hehehehe. Um bom argumento para liberarmos geral as compras de Natal, hem?