domingo, dezembro 09, 2007

O que é isso Papai Noel?

Uau! Será que Papai Noel perdeu o pique?


Francamente Zero Um, isso é hora de desanimar? Olhe para nós. Tem alguém aqui com cara de quem vai amarelar, de quem vai andar com os pés pra trás, como se fosse um caipora? Tem Zero Um? Olhe para os lados. Tem alguém pedindo pra sair? Tem alguém pedindo para ficar no banco de reservas? Pedindo para que o esqueçam? Tem Zero Um? Me responda, tem? Não tem Zero Um, tá todo mundo ralando, correndo atrás, suando a camisa, querendo mais, pagando pra ver, pegando no pesado, dando até a última gota de sangue. Tá todo mundo no mesmo barco e todo mundo na luta. Então, qual é Papai Noel? Vais me dizer que és um fanfarrão? Que esse tempo todo estava só de brincadeirinha. Tenha paciência!

Que está difícil, não é novidade nenhuma. Fim de ano é assim mesmo, já era para o senhor ter se acostumado, não é não? O trabalho dobra, o tempo corre mais depressa, o dia parece que fica mais curto e tudo se torna um pouco mais custoso, mas todo mundo vai levando com jeitinho, porque sabe que, no final, tudo dará certo e o ano, mais uma vez, acabará em festa. Procede, essa rotina também cansa. Todo ano tudo igual, num mundo em que as mudanças acontecem num piscar de olhos. Essa mesmice é um porre. Às vezes é preciso agir de forma diferente, quebrar a seqüência dessa lógica irracional e restabelecer o caos benigno da imprevisibilidade. Concordamos.

Tudo bem Zero Um, vamos liberá-lo neste ano. Pode pegar pesado!Não meça palavras, não contenha os gestos, não se intimide, não tenha piedade de ninguém, não se compadeça, haja como se fosse um destemperado, um velho intolerante, irritadiço e aborrecido e nós haveremos de entendê-lo. Ah!, sim, também não quer ser compreendido. Também não o compreenderemos. Será exatamente como o senhor quiser, desde que, da sua parte, também cumpra os combinados. Não venha depois querer pôr panos quentes. Fale o que tem pra dizer na lata. Vestiremos as carapuças que nos couberem. Vamos lá, Papai Noel. Reaja! Pode soltar os cachorros, subir nas tamancas e rodar a baiana.

Também acho que nossos governantes, por mais difícil mesmo que seja a missão deles, não estão fazendo por onde. Claro, bush é o melhor exemplo deles. Nem a velha estratégia do isolamento colou. Olha que ninguém suporta, por mais de cinco minutos, ser solenemente ignorado. bush está sozinho na berlinda faz tempo e nada. Nada o tira da sua inércia maligna. Pois então, Kioto! A Austrália, mesmo recebendo o prêmio Fóssil do Dia, anunciou a sua adesão ao Protocolo, deixando os Estados Unidos fora da festa. Até a China se comprometeu com projetos e metas, mesmo estando ainda liberada desses compromissos e bush nada. Concordamos: está na hora de subtrair o natal de bush. Nada de festas e celebrações. Só o frio gelado de uma masmorra.

Faz sentido. Eles também merecem ficar no gelo por um tempo. Todos: os dirigentes que tomaram e mantém essa decisão e cada um dos soldados do 2° Batalhão de Construção e Engenharia (BEC) do Exército brasileiro, mobilizados nas obras de transposição do Rio São Francisco em andamento no sertão pernambucano. São uns insensatos. Estão passando o carro na frente dos bois. E como pensam que o danado irá andar? Não é só Dom Luiz Flávio Cappio, já a 12 dias sem se alimentar, num jejum absoluto. Não é só ele que entende ser necessário, primeiro, implantar as obras de revitalização do rio. Todos nós, que já estivemos na nascente do Velho Chico e percorremos alguns trechos da sua longa travessia, sabemos disso. Então procede mais uma vez: vão todos para o calabouço do seu coração. Vão passar essa temporada de final de ano a pão e água. E nem poderão reclamar, pois, de fato, estarão até muito bem. Melhor que o destemido Dom Cappio.

A lista é grande, tô sabendo, mas seu coração também não é pequeno. Então vai, desembucha logo, que o espaço aqui é que não é lá essas coisas. Solta a língua Papai Noel, se não o Capitão Nascimento aparece e vai querer levá-lo pro saco. Acha que estou brincando? O homem é mau pra danar. Não é só estilo, como o senhor está fazendo, ele sabe ser cruel até o fundo da alma, embora seja humano como todos nós. Certíssimo, vamos por na geladeira também todos os cartolas, técnicos e jogadores de futebol dos times brasileiros. Já estava passando da hora mesmo. Olha o que o Corintians fez com aquela torcida estupenda! Isso é maldade de terceiro grau. Vou evitar falar dos timinhos mineiros pra não gerar controvérsia. Vou relevar. Mas vão todos pra masmorra também. Combinado.

Tem mais? Precisa de um tempo? Já tá cansadinho, Zero Um? Qual é Papai Noel? Ah! precisa descansar na cadeirinha de balanço! É? Quer que traga a cestinha de tricô também, é? Que beleza! Daqui a pouco vai pedir pra sair, não é Zero Um? Que feio! Coragem Papai Noel! Abra o verbo, todo mundo está esperando. Alguém tem que falar. Pode deixar que vamos aguentar o tranco. Quem sabe depois de um Natal à míngua tomaremos juízo e revisaremos a nossa carta de navegação? Sempre tem uma luzinha no fim do túnel. Eu creio. Então tudo bem, vai nessa Papai Noel. Retomaremos a lista em outro dia.

Uma semana cara a cara com o espelho. Vamos todos fazer o mea culpa. Vamos dar uma maõzinho pro velhinho. Ele merece, não merece?

Inté.
Foto: minha. É de outubro. Estava guardada para essa data!

Um comentário:

Pimenta disse...

Hahahahha adorei, adorei!!!

Beijos.

http://www.pimentanosolhos.net/